terça-feira, outubro 16, 2012

Contas à português...

Um exemplo de como os portugueses sabem poupar e fazem bem as contas...

O shampoo que eu uso (PUB: é da Schwarzkopf) não é muito barato... custa quase 12€ por uma embalagem de 250ml.
Já há algum tempo que passei a comprar a embalagem de 1250ml, e que custa 37,5€.

Ora, vamos fazer as contas:
 - 1250ml custa 37,5€
 - 1250ml corresponde a 5 embalagens de 250ml
 - ora, ao comprar a embalagem grande, o preço por cada 250ml é 7,5€ (37,5 / 5 = 7,5€)
Conclusão, poupo 4,5€ em cada 250ml.
Mas podemos pensar de outro modo.... se comprasse 5 embalagens pequenas pagaria 60€... pelo que ao comprar as 5 num frasco só pouco 22,5€.

Mas o tuga tem uma ideia de matemática e poupança diferente...
Fui comprar uma embalagem e a pessoa à minha frente ia levar 1 shampoo da mesma marca, em embalagem pequena.
Quando viu a minha embalagem, perguntou se o que ela levava também existia naquele formato e o preço.
A empregada disse que sim e disse-lhe o preço. A senhora parou a pensar e a resposta foi:
- Credo, fica muito caro!! 37,5€ por um shampoo? Deus me livre!
A empregada ainda tentou ajudar com as contas, mas a senhora nem quis ouvir.

Até entendia que ela dissesse:
- É muito dinheiro para dar de uma só vez. 

Mas ela nem percebeu o que poupava, só olhou ao valor final.... E lá se perderam 4,5€ por embalagem, ou 22,5€ ao fim de 5....
Assim se poupa em Portugal...

Sem comentários: