A pedido, aqui fica a receita do "meu" Bolo-Rei: - 1kg de farinha de trigo (tipo 55) + farinha para polvilhar - 6 + 1 ovos - 250gr açúcar - 100gr fermento padeiro (eu uso 1 carteirinha de Fermipan, que faz o mesmo efeito) - 250gr margarina especial Bolo-Rei - 2dl água - 1dl vinho do porto - 1dl brandy (eu ponho sempre um bocadinho mais) - 1 laranja grande - 1kg frutas a gosto (uso 500g de frutos secos partidos + 500g de frutas cristalizadas) - Frutas para decorar - Açúcar em pó
(Se usarem fermento de padeiro, desfazer o fermento com uma colher de açúcar). Preparar o sumo da laranja e raspar a casca. Juntar a água, o vinho, o brandy, o sumo e a raspa (se usarem fermento de padeiro, junta-se aos líquidos). Em separado, bater os 6 ovos com o açucar. Quando bem misturado, incorporar os líquidos. Bater na batedeira. Juntar a farinha com o fermento com o fermento (se não usarem o de padeiro). Ir juntando a farinha à massa, enquanto esta bate (sempre na batedeira). Derreter a margarina e juntar à massa (atenção que não pode estar quente). Bater bem. Deixar levedar (mínimo 2 horas) até que dobre de volume.
Polvilhar a superfície de trabalho com muita farinha (muita mesma) e deitar a massa em cima. Estender em rectângulo com as mãos e deitar farinha em cima. Ir amassando, para secar um pouco por fora. Abrir novamente e deitar as frutas. Embrulhar a massa (é caótico, acreditem!!). Quando ficar sem farinha e pegar, juntar um pouco de farinha... Ir amassando e repetindo até deixar de pegar.
Dividir a massa pelo nr de bolos que se pretende fazer (a meio dá 2 de +/-1500kg). Levar para um tabuleiro untado e bem polvilhado com farinha e abrir a massa para formar o bolo-rei. Deixar levedar novamente até dobrar o volume. Bater um ovo e pincelar bem o bolo-rei. Decorar com frutas cristalizadas a gosto e polvilhar com bastante açúcar em pó. Levar a forno pré-aquecido (175º a 180º) até que o palito saia seco (se for grande precisa de 45mins).
Nota: Se quiserem congelar, depois de abrirem em forma de bolo-rei, pincela-se logo e decora-se (sem o açúcar). E congela-se assim sem levedar a 2ª vez. Quando descogelar a massa, leveda a 2ª vez, polvilha-se com açúcar e vai ao forno. Se correr +/- bem, fica assim (eu fiz 3... um grande e 2 mais pequenos):
Estou de volta!:) Muito cansada, cheia de dores de cabeça... mas de volta!!
O Natal foi maravilhoso!!! Só foi pena não ter tido tempo para estar com todas as pessoas com quem queria ter estado... mas como diz uma amiga minha "Até aos Reis é Natal!!" e conto estar com todas elas até aos Reis!:))
A semana antes de Natal foi uma correria... terminar umas comprinhas, acabar umas prendinhas (e fazer outras de novo, porque o meu pai "roubou-me" algumas na última hora!:P:P), fazer bolo-rei... Mas compensou todo esse trabalho! Só que agora estou estafada... e quando me falam em passagem de ano, só me apetece desmaiar!:P:P Espero que o vosso Natal tenha sido fantástico e que não se tenham perdido nos doces (eu não perdi!!!)! E que, acima de tudo, tenha sido um momento de união, de família e de amizade!!
Apesar de ainda não ter dado notícias, já estou em Portugal desde sábado de manhã!:) Mas o tempinho é tão pouco... não tem dado para nada!:P:P
De qualquer modo,não quero deixar de vos desejar um FELIZ & SANTO NATAL!!! Aproveitem bem esta época para deixarem que a vossa vida se encha de paz, saúde, amor e amizade!:) E sejam felizes!!
Vou dormir e acordar... Vou embarcar e desembarcar... Espera... E volto a embarcar....dorme... e desembarca... Torna a embarcar e a desembarcar Espera as malas...
Hoje vamos fazer o Jantar de Natal deste projecto!! A equipa toda... tuguinhas e americanos... vão jantar juntos e celebrar!:)
Este vai ser, por outro lado, o nosso jantar de Natal da empresa... porque nenhum de nós vai estar em Portugal amanhã!:P
Bom, mas como tal, resolvemos seguir as tradições!!! Vamos comer rodízio!!!!!!!!!!!!!! LOL LOL LOL Confesso que me passaram muitas ementas pela cabeça e até pensei em cozinhar um bacalhauzinho!:P Mas rodízio é mais tradicional, não acham?!?!:)))))))
Estive a ouvir o relato do fabuloso jogo do FCP e no final encontrei uma foto.
Hesitei antes de a colocar aqui... mas depois de tudo o que aturei antes do jogo dos vermelhos com o FCP e durante estes últimos dias, acho que esta é a melhor resposta aos mouros:
Sabem que nós somos 1ºs no nosso grupo da Liga dos Campeões, não sabem!?! E vocês?!?! ehehe
A moda aqui tem vários extremos e vários pormenores que me deliciam e fascinam! Mas há uma tendência que ainda não sei se gosto... na verdade, ainda não sei se entendo: as camisolas natalícias!!
Desde o ThanksGiving que vejo pessoas (e não só pessoas de idade) com estas camisolas. E se algumas são engraçadinhas... outras são de um mau gosto indescritível!:P Mas a verdade é que ando fascinada!!!:)))
1. Porque é que nesta terra gelada (novamente -20ºC), os copos trazem mais gelo do que bebida?!
2. Porque é que em lado nenhum (restaurantesm, bares,....) vende coca-cola em garrafa ou lata?!?! Só há de pressão e é nojenta!:P 3. Porque é que se pede um bacon cheeseburguer, com extra gordura e um balde de coca-cola light?!
4. Porque é que se pede um "simple expresso" sem leite e todos nos olham com ar de loucos?! E nunca nos trazem açucar!?
Como vou chegar a Portugal muito em cima do Natal e lojas cheias de pessoas aos encontrões não fazem parte dos meus sonhos, vou hoje fazer umas comprinhas!:)
Assim, levo umas prendinhas daqui para algumas pessoas!:) Só espero não me entusiasmar e ter de levar também uma mala!!!!!!!! LOL Mas se tiver de ser...:P
Os dias são partilhados com Portugal! Quando me levanto, as pessoas estão a almoçar... quase todo o meu dia é partilhado com "as minhas pessoas"!! De uma maneira ou outra, o dia passa depressa!!
As noites... bem, as noites são longas... tristes... E pior ainda quando não posso ligar a ninguém, falar com ninguém... Tento manter-me ocupada quando estou sozinha, mas nem sempre é possível... e é nestas alturas que é pior aguentar-me aqui! Tenho momentos de desânimo, tenho momentos de choro, momentos em que me sinto num buraco, isolada...
Mas de manhã começa um novo dia e arranjo forças para aguentar de novo até à noite.
Os domingos são os piores dias aqui... são longos, solitários... são intermináveis...
Mas este teve bons momentos, apesar de tudo... Teve um concerto de músicas natalícias lindo!!! E vi (as maravilhas das tecnologias) o meu Piquinote enfeitar a nossa casinha para o Natal!:) (OBRIGADA PIQUINOTE!!!!!!!!!!!!!!)
Com o frio que está, há pouca vontade de fazer coisas... pelo menos trabalhei um cadito... E amanhã começa a semana 2...