sexta-feira, dezembro 28, 2007

Bolo Rei

A pedido, aqui fica a receita do "meu" Bolo-Rei:

- 1kg de farinha de trigo (tipo 55) + farinha para polvilhar
- 6 + 1 ovos
- 250gr açúcar
- 100gr fermento padeiro (eu uso 1 carteirinha de Fermipan, que faz o mesmo efeito)

- 250gr margarina especial Bolo-Rei
- 2dl água

- 1dl vinho do porto
- 1dl brandy (eu ponho sempre um bocadinho mais)

- 1 laranja grande
- 1kg frutas a gosto (uso 500g de frutos secos partidos + 500g de frutas cristalizadas)
- Frutas para decorar
- Açúcar em pó

(Se usarem fermento de padeiro, desfazer o fermento com uma colher de açúcar).
Preparar o sumo da laranja e raspar a casca.
Juntar a água, o vinho, o brandy, o sumo e a raspa (se usarem fermento de padeiro, junta-se aos
líquidos). Em separado, bater os 6 ovos com o açucar. Quando bem misturado, incorporar os líquidos.
Bater na batedeira.

Juntar a farinha com o fermento com o fermento (se não usarem o de padeiro).
Ir juntando a farinha à massa, enquanto esta bate (sempre na batedeira).

Derreter a margarina e juntar à massa (atenção que não pode estar quente). Bater bem.
Deixar levedar (mínimo 2 horas) até que dobre de volume.

Polvilhar a superfície de trabalho com muita farinha (muita mesma) e deitar a massa em cima. Estender em rectângulo com as mãos e deitar farinha em cima. Ir amassando, para secar um pouco por fora.
Abrir novamente e deitar as frutas. Embrulhar a massa (é caótico, acreditem!!). Quando ficar sem
farinha e pegar, juntar um pouco de farinha... Ir amassando e repetindo até deixar de pegar.

Dividir a massa pelo nr de bolos que se pretende fazer (a meio dá 2 de +/-1500kg). Levar para um tabuleiro untado e bem polvilhado com farinha e abrir a massa para formar o bolo-rei. Deixar levedar novamente até dobrar o volume.

Bater um ovo e pincelar bem o bolo-rei. Decorar com frutas cristalizadas a gosto e polvilhar com bastante açúcar em pó.
Levar a forno pré-aquecido (175º a 180º) até que o palito saia seco (se for grande precisa de 45mins).

Nota: Se quiserem congelar, depois de abrirem em forma de bolo-rei, pincela-se logo e decora-se (sem o açúcar). E congela-se assim sem levedar a 2ª vez.

Quando descogelar a massa, leveda a 2ª vez, polvilha-se com açúcar e vai ao forno.

Se correr +/- bem, fica assim (eu fiz 3... um grande e 2 mais pequenos):

6 comentários:

Margarida Atheling disse...

É um processo mesmo complexo mas vou experimentar!
Como te disse o bolo-rei é o meu bolo preferido e feito pelas nossas mãos tem sempre outro sabor. :)

A massa, depois de batida, e antes de levedar a primeira vez, fica com uma consistência mais ou menos como a massa do pão, não é?

(obrigada pela paciência de passares para aqui a receita. é mesmo um serviço público! :))

O teu bolo ficou com um aspecto fantástico! :)

Bjs

Piquinota disse...

:) É muito fácil de fazer, o maior problema é ter de ser feito por etapas.

Sim, fica com um aspecto parecido com a massa de pão, mas mais amarela, porque a manteiga de bolo-rei é bem amarela e com um cheiro bem característico!:)

Vais ver que te vai sair bem!:))

Boa sorte!

Jinhos

PS- Se as frutas forem boas (e não aquelas que se encontram com facilidade cheias de açúcar) é meio caminho para ficar bom!:)

Gama Navegador disse...

Olá!Passem no meu blog e comentem ajudem a construir!!!

Tita Dom disse...

És uma caixinha de surpresas mulher!!!
Cresce me água na bocaaaaaa.
Joquinhas
Bom ano lindona! Tudo de bom para ti.

Micas disse...

:-)
Bem...que tinhas jeito para trabalhos manuais eu já tinha vista! Mas para a culinária tb??? Os meus Parabéns!! Os bolos estão com óptimos aspecto!!

FELIZ ANO NOVO,
Beijinhos e tudo de bom para este novo ano,
Inês

Sandra disse...

Bem miga, obrigado pela receita...estão com optimo aspecto as fotos mas não me apetece mais bolos...

Acho que já tenho a minha dose durante uns dois meses! LOLOLOL

Beijinhos