terça-feira, junho 06, 2006

Vive

Vive, dizes, no presente,
Vive só no presente.

Mas eu não quero o presente, quero a realidade;
Quero as cousas que existem, não o tempo que as mede.

O que é o presente?
É uma cousa relativa ao passado e ao futuro.
É uma cousa que existe em virtude de outras cousas existirem.
Eu quero só a realidade, as cousas sem presente.

Não quero incluir o tempo no meu esquema.
Não quero pensar nas cousas como presentes; quero pensar nelas
como cousas.
Não quero separá-las de si-próprias, tratando-as por presentes.

Eu nem por reais as devia tratar.
Eu não as devia tratar por nada.

Eu devia vê-las, apenas vê-las;
Vê-las até não poder pensar nelas,
Vê-las sem tempo, nem espaço,
Ver podendo dispensar tudo menos o que se vê.
É esta a ciência de ver, que não é nenhuma.

(Alberto Caeiro)

7 comentários:

_+*Ælitis*+_ disse...

Aprender com o passado, viver hoje, tendo em vista os projectos do futuro. Os três estão ligados, para sempre.

E sempre seguir em frente, que atras vem gente!

teresa.com disse...

este senhor sabe o que diz!

asr disse...

Na poesia de Pessoa estão muitas das verdades absolutas da nossa existência. Há uma frase dele que guardo como uma das máximas da minha vida: 'Pedras no caminho, guardo-as todas... um dia hei de construir um castelo'

Beijinhos e obrigado por este momento :)

reborn disse...

Mensagem a ser aplicada na realidade de todos nós :)
Beijinhos:)*

tulipa_negra disse...

ora aí está algo que todos devíamos ler várias vezes para nos lembrarmos disso...

Sandra disse...

Adorei estar Alberto Caeiro!!!
É pena que muitas vezes vivamos a pensar no futuro...temos que viver, ser felizes no presente! fazer aquilo que realmente nos dá prazer...

Beijinhos

Sandra disse...

Lolol...
Correção: Queria dizer estudar e não estar!!!!

Bjins