terça-feira, maio 16, 2006

A Selecção Nacional, o Scolari e a Xenofobia

Ontem foi o dia em que o Scolari confirmou a lista dos convocados para o Mundial, já adiantada pelo Record....
E está escolhido, está escolhido.... Mas isso não quer dizer que não a possamos comentar e discordar...
Mal de nós se, só porque o homem ganha os milhares que ganha e porque está em guerra com o Pinto da Costa e FCPorto, não podemos discordar dele!!

Mas não era sobre isto que eu queria falar... De qualquer modo, resolvi deixar clara a minha posição antes de avançar...
A lista está aí... e é a selecção que nos vai representar... Por isso, quer esteja de acordo ou não com as escolhas, é por ela que eu vou sofrer... Porque vai representar o nosso/meu País, as nossas/minhas cores!!!

E no entanto, discordo da convocatória.... e não é por ser do FCPorto que discordo (como já me acusaram ontem!)... discordo porque considero que ele convocou jogadores que estiveram quase toda a época no banco, quando tem à disposição outros que oferecem mais garantias.... Na minha opinião, de gaIja, bem sei, a convocatória do Costinha, do Maniche, do Ricardo Costa, do Hugo Viana, do Quim e do Postiga são questionáveis... Porque não ter convocado o guarda-redes do Braga (o Paulo Santos) em vez do Quim? Porque não o Moutinho ou o Raul Meireles ou o Pedro Mendes para o meio campo? Porque não o Tonel no lugar do Ricardo Costa? E porque não o Quaresma (estavam todos à espera que chegasse aqui!!)?
Tudo fica sem explicação, porque o senhor a quem nós pagamos (sim, porque num clube pagam os sócios...e só é sócio quem quer!) acha que não deve explicar-se....

Por isso, e em jeito de conclusão.... Não concordo com a convocatória, não suporto a arrogância do homem, mas ele escolheu quem nos vai representar... e eu vou apoiá-los....mas, e como diz o outro, não me vou calar!!


No entanto, no seguimento da convocatória, alguns participantes da Bancada Central (da TSF.... sorry André, mas também é preciso ouvir a concorrência!) acusaram as pessoas do norte de xenofobia... De terem uma opinião crítica... Dizia um "vocês, do Norte, parem lá com isso... " Paremos lá com o quê? Com o pensamento? Com as ideias? Com a capacidade crítica?
Mas só no Norte é que se pensa pela própria cabeça, e só no Norte é que se acha normal que cada um possa ter uma opinião própria?!
Ou será que associaram Norte ao FCPorto e levaram todos pela mesma medida?!
E só quem é do FCPorto é que discorda da convocatória?!

Peço desculpa, mas fiquei fula!!! Fiquei fula porque se vive num país onde um caramelo ganha um balúrdio, para passar meio ano a passear, e quando se questiona o seu trabalho... Não podemos....estamos a ser xenófobos!!
Se lhe pagamos temos o dever de criticar o seu trabalho... seja do Scolari, do Primeiro-Ministro, de um qualquer secretário de estado, do presidente da câmara, do presidente da junta.... de quem quer que seja...
Pena é que só se note sentido crítico para o futebol!!!:(


E se é por ser do Norte e/ou do FCPorto que tenho esse sentido crítico... então eu digo, OBRIGADA!!

Desculpem-me este testamento.... mas eu precisava desabafar.... E acho que ainda ficou qualquer coisa por dizer....




6 comentários:

[A] disse...

rs...a culpa é das modas!!!

Piquinota disse...

LOL
Bem... a culpa não sei... mas que me baralhaste com a moda das maçãs e das laranjas...aí isso baralhaste!:)

Jinhos

tulipa_negra disse...

aplaudo e assino por baixo... lá por o mister nos ter feito "vice-campeões" (como se o segundo lugar fosse algo por aí além...) que agora temos de comer e calar!
eu também discordo de alguns convocados e, como estou num país livre, tenho o direito de falar! é obvio que vou apoiar a nossa Selecção (e não o mister, porque não é ele que está lá a jogar...) agora isso não quer dize que concorde com as escolhas dele... mas enfim, alguns tiveram a sorte de lhe cair no goto e outros não...

NaRiZiNHo disse...

Tens toda a razão...ontem até disse ao P. que ele deveia ter tomado uns ansioliticos quando decidiu convocar o Ricardo Costa!!!
Mas a de convocar o Costinha e o Quim, confesso que também me ri.
Mas KRIDA, quem pede ao FIGO para voltar à selecção, sim porque até parece que não temos jogadores, é capaz de tudo!

Eu já nem sequer falo do Quaresma, agora o Quim, qd o guarda-redes do Braguinha está em forma....se o Moretto fosse Portuga, ia ele e então iriamos ter Frango à Germany!

Piquinota disse...

LOL LOL Quem me fez rir agora foste tu, com essa do Moretto!:P

Gracias!!!

Jinhos

Licas disse...

concordo plenamente contigo.